sábado, 6 de outubro de 2012

"O maior espetáculo da existência" ou "A rendição a Krishna provocada pelo santo nome".

Já havia me programado. De manhãzinha eu sairia para caminhar na praia para cantar japa e na volta escreveria algo sobre o silêncio. Mal saio da porta principal do prédio, viro para a direita, e me deparo com dois rapazes dormindo em “camas” de caixas de papelão. Eram quase sete horas e a rua já estava movimentada e, apesar do forte barulho do caminhão que descarregava bebidas, dos latidos de dois cães que não se “bateram”, etc., eles desfrutavam da tranquilidade do seu “leito de papelão”. Como assim?...
Será que toda essa poluição sonora já está tão entranhada em suas mentes que nada os incomoda? Afinal, isso é bom?... É claro que não! Certamente, acostumar-se a condições sub-humanas e adaptar-se a situações tão precárias não pode ser um bom sinal, o que me leva a refletir, “Será que isso também não está ocorrendo comigo?”, “Será que o meu canto da japa, misturado com os barulhos interiores provocados pela mente agitada, não é um indício de que eu acabei me acostumando com uma péssima qualidade de japa?”, “Ou talvez tenha adaptado a mais importante prática espiritual diária à uma atividade mecânica e quase sem sentido?”, ou ainda: “Será que eu estou saindo realmente para cantar japa ou vou dar simplesmente um passeio na praia com a japa na mão?”. Oxalá o compassivo Krishna faça com que eu consiga ouvir os santos nomes e pare (ou pelo menos diminua) de ouvir meus barulhos interiores!...
Chego à praia e me deparo com pessoas se exercitando, levando seus animais de estimação para passear, praticando esportes, conversando, bebendo suas águas de coco... Ó meu Deus, já que me parece impossível esvaziar a cabeça de todos os pensamentos, palavras e imagens, de alguma forma meus ruídos internos precisam se transformar em sons mais neutros e pacíficos! E essa importante transformação é uma das maravilhas feita pelos santos nomes de Krishna, os quais, por si sós, nos ajudam efetivamente a lidar positivamente com nossas emoções, já que não há como acabar com elas.
"Como são construídas as cadeias dos nossos pensamentos, qual é a natureza deles, e como as emoções se transformam em frações de segundos?" Entender um pouco mais sobre o funcionamento da mente pode nos ajudar (a metapsicologia freudiana e os fenomenólogos de plantão que o digam), já que temos que transformar o nosso “sentir, pensar e desejar” material em “sentir, pensar e desejar” espiritual. O grau de complexidade de tudo isso é tamanho que só há uma conclusão: somente a misericórdia dos santos nomes pode nos salvar e nos ajudar a realizarmos o maior espetáculo da existência: a rendição a Krishna!  Caso contrário, como conseguiríamos (ao mergulhar em nossa memória) resgatar, em uma fração de segundos, informações capazes de se transformar em emoções puramente consciente de Krishna?  (Vale lembrar que em nossa memória existem bilhões de opções de informações mundanas). Como opera em nós uma enorme gama de milagres, o cantar é a mais perfeita demonstração do processo de bhakti! Pois é ele o responsável direto por nos dar smrti, a memória espiritual (Gita 15.15). Como poderia ser diferente? Sem a intervenção misericordiosa do santo nome de Krishna, como seria possível, no escuro de nossa mente, confeccionarmos pensamentos espirituais?... É claro que por muitas vezes experimentamos também algumas misérias mentais, mas isso não tem nada ver com Krishna, e sim com nossas impurezas.
A conclusão é: como desanimar na vida espiritual ou perder a esperança diante da grandeza da infinita misericórdia do santo nome de Krishna?

3 comentários:

  1. Nossa!!! Muito bom maharaja esse artigo, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ter a oportunidade de ouvir seus ensinamentos, mesmo que distante!!! Obrigada Senhor Krishna!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada. Estava pensando sobre isso ultimamente, e em como cantar uma boa japa, e assim o Maha manta...e me motivou em relação a memoria espiritual. Obrigada pela misericórdia. Hare Krsna!!!

    ResponderExcluir